Meu plano de saúde cobre a cirurgia ortognática?

De acordo com a Lei Federal 9656, Súmula Normativa Número 11 da Agência Nacional de Saúde Suplementar, TODOS os convênios médicos, planos de saúde ou cooperativas médicas devem cobrir a internação hospitalar e os materiais necessários ao procedimento. Os custos com a equipe são passíveis de reembolso total, de acordo com o tipo de contrato com o plano de saúde (possibilidade de livre escolha).

O procedimento consiste em fazer o avanço da maxila e/ou recuo da mandíbula. Com a maxila e a mandíbula reposicionadas, é restabelecido um novo perfil ao paciente, promovendo a qualidade mastigatória e a estética facial.

O paciente que realiza a cirurgia ortognática passa por uma transformação física e mental, melhorando, não só a sua qualidade de vida, como a autoestima.

Como Saber se preciso da cirurgia ortognática?

A cirurgia ortognática se destina a pessoas que apresentam um crescimento desigual entre as arcadas superior e inferior, o que pode trazer inúmeras consequências negativas ao seu dia a dia como: apnéia do sono, ronco, dormir de boca aberta, dores nas articulações da face e dores de cabeça, dificuldade para fechar a boca, além de desarmonias estéticas. Todas essas características podem ser um indicativo para a cirurgia.

Como é realizada a cirurgia ortognática?

A cirurgia é realizada em hospital sob anestesia geral, mas, antes, prepara-se o paciente, cumprindo-se todos os exames pré-operatórios necessários. Na manhã da cirurgia, o paciente é internado em jejum. Após o procedimento cirúrgico, poderá receber alta hospitalar à noite ou na manhã seguinte, dependendo de sua recuperação. A cirurgia é realizada totalmente por dentro da boca, sem deixar qualquer tipo de cicatriz na face.

Qual a idade mínima para realizar a cirurgia ortognática?

O ideal é realizar a cirurgia após o término da fase final de crescimento. Nos homens, isso se dá por volta dos 18 ou 19 anos. Nas mulheres, por volta dos 16 ou 17 anos. Entretanto o tratamento das desarmonias de crescimento da face deve ser iniciado o quanto antes na infância, o que pode evitar procedimentos mais invasivos no futuro.

Quais são os cuidados após a cirurgia ortognática?

Dieta – Durante 30 dias o paciente poderá comer alimentos líquidos e pastosos não podendo mastigar nada sólido. Deverá alimentar-se, portanto, de sucos, vitaminas, sopas, caldos e cremes.

Cuidados Físicos – Normalmente, nos primeiros 10 dias, o paciente fica somente em casa, a fim de seguir os cuidados pós-operatórios recomendados. Praticamente, seu único contato externo é com seu cirurgião e com o fisioterapeuta. Após este período, é possível até frequentar escola, pois o inchaço no rosto já diminuiu. Entretanto, durante os 30 primeiros dias após a cirurgia, o paciente não deve realizar qualquer esforço físico. Tampouco deve expor-se ao sol e, ainda, manter-se afastado de esportes coletivos ou de riscos por 90 dias.

Qual a finalidade dos implantes dentários

  • Recuperar a estética e a função mastigatória;
  • Diminuir a sobrecarga em dentes remanescentes;
  • Frear a reabsorção óssea;
  • Preservar a capacidade dental;
  • Melhorar a qualidade de vida e a autoestima.

Pode ocorrer rejeição com implantes dentários?

Não, não existe rejeição dos implantes pelo organismo.  Eles são feitos de titânio e esse material é completamente inerte ao osso, ou seja, biocompatível. Isso quer dizer que o organismo não percebe o implante como um agressor e sim como o “próprio osso” e se integra a ele. A isso chamamos de osseointegração. O que pode ocorrer é uma falha nesta osseointegração geralmente devido a problemas na cirurgia, no pós-operatório, pela qualidade do osso, mas, não por rejeição.

Quais são os benefícios da cirurgia ortognática

Este tipo de cirurgia melhora:

  • a relação entre os dentes, músculos e esqueleto;
  • o posicionamento da musculatura do pescoço e da base da língua;
  • a oclusão e articulação temporomandibular;
  • a mastigação e a digestão;
  • a qualidade de vida e a autoestima.

Existe dor após a cirurgia ortognática?

A dor é uma reação normal do organismo a qualquer trauma. Entretanto, os avanços das técnicas cirúrgicas, como a fixação do esqueleto da face com mini placas e parafusos de titânio, que não permitem a micromovimentação dos ossos, além dos avanços farmacológicos, possibilitam um excelente controle desse desconforto. Ocorrerá um inchaço no rosto, considerado também como uma reação normal do organismo; porém, a partir do 4º dia ele começa a diminuir, evoluindo ainda melhor com a utilização de técnicas de fisioterapia, como drenagem linfática, por exemplo.

Quais são os fatores que contraindicam os implantes dentários?

A principal contraindicação é a instalação de implantes dentários em crianças antes da fase final de crescimento. O uso de drogas anti-resorptivas (bifosfonatos) utilizadas para o controle de osteoporose, osteogenia ou metástases ósseas pode se caracterizar como uma outra contraindicação. A quantidade óssea disponível pode indicar a necessidade de reabilitação com enxertos antes do implante, bem como outros fatores que, de uma maneira geral, apenas contraindicam temporariamente ou diminuem a margem de sucesso.

onde é realizada a cirurgia de implantes dentários?

A cirurgia pode ser realizada no consultório com anestesia local. Também pode ser realizada sob anestesia local e sedação endovenosa ou anestesia geral.

Pacientes que não tem osso podem receber implantes detários?

Podem, mas como já foi comentado, pode-se carecer de um procedimento de regeneração óssea anterior à colocação do implante ou até em conjunto com a sua colocação.

Onde é realizada a cirurgia ortognática?

Em ambiente hospitalar com anestesia geral. Além de oferecer mais segurança para o paciente, o hospital disponibiliza todas as especialidades médicas, caso haja a necessidade de usá-las.

Dói colocar implantes dentários?

Não, a colocação de implantes é indolor. A anestesia é local, exatamente a que se toma para fazer qualquer tratamento dentário. Com a técnica correta essa anestesia tem que ser completamente eficaz. O pós-operatório é tranquilo, sendo recomendados analgésico, antibiótico, anti-inflamatório e repouso.